Câmara entrega Título de Cidadão ao chefe de instrução do Tiro de Guerra e diploma ao Atirador Destaque do Ano

por Técnico de Comunicação Social última modificação 25/11/2016 10h26

Sargento Messias (esquerda) recebe o título do vereador Vinicius Bovo

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista entregou, em Sessão Solene na noite desta quinta-feira (24/11/16), o Título de Cidadão Sanjoanense ao sargento José Messias Fernandes Marques, chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-036 e primeiro sargento de Engenharia do Exército Brasileiro.

Também foi entregue o diploma Atirador Destaque do Ano ao cabo e monitor do TG Matheus Alves Ferreira, escolhido por uma comissão de vereadores entre os indicados pelo TG e que mais se destacaram durante este ano de instrução.

A cerimônia foi dirigida pelo vice-presidente do Legislativo, José Cláudio Ferreira (Claudinho), com a presença dos vereadores Claudinei Damalio, Fernando Betti, Luís Carlos Domiciano (Bira) e Vinícius Bovo, autor do título de cidadania.

Compuseram a mesa solene (ordem de aparição na foto, a partir da esquerda): Antonio Fernandes Filho, 1º tenente da reserva, ex-chefe de instrução do TG e ex-vereador; Vanderlei Borges de Carvalho, prefeito municipal e diretor do TG; sargento Messias; Claudinho; Matheus Ferreira; e Carlos Eduardo dos Santos Monteiro, tenente-coronel comandante do 24º Batalhão da Polícia Militar do Interior.

Diversas autoridades, convidados e familiares também prestigiaram o evento, que teve ainda a entrega de Medalhas de Honra ao Mérito aos atiradores João Gabriel de Carvalho e Miquéias Sizino da Silva. Eles fizeram parte da listra tríplice enviada à Câmara pelo comando do Tiro de Guerra.

Currículo

José Messias Fernandes Marques tem 43 anos e é primeiro sargento da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro. É casado com Ana Silvia Marques e tem dois filhos: Matheus Fernandes Silva Marques e Marcos Fernandes Silva Marques. Nasceu no município de Floriano, Estado do Piauí.

Desde 9 de janeiro de 2015 é chefe de instrução do Tiro de Guerra 02-036, sediado em São João da Boa Vista. Pela ocasião do aniversário da instituição neste ano, sargento Messias foi o comandante no ano do centenário do Tiro de Guerra, comemorado em junho de 2016, quando foi promovida Sessão Solene pela Câmara Municipal.

Possui curso superior de Tecnologia em Construções Militares, curso de aperfeiçoamento de sargento do Exército, curso de formação de sargentos de Engenharia e curso Aprendizes Marinheiros da Marinha do Brasil.

De 1997 a 2004, atuou na formação do Serviço Militar em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul. Em 2007 e 2008, trabalhou nas obras de transposição do Rio São Francisco, pelo Batalhão de Engenharia de Construção, em Picos, no Piauí. No ano de 2009 e também entre 2012 e 2014, atuou nas obras de duplicação da rodovia BR 101, em Pernambuco e Sergipe, pelos batalhões de Engenharia de Construção. Em 2014, atuou pela Organização das Nações Unidas na Minustah, que trabalha na reconstrução do Haiti.

Veja a galeria de fotos clicando aqui

Fotos: Thárcio de Luccas / Câmara Municipal