Vereadores debatem com lideranças em busca de segurança para a comunidade escolar em São João

por Técnico de Comunicação Social última modificação 13/04/2023 15h17

GALERIA COMPLETA DE FOTOS

O presidente da Câmara Municipal de São João da Boa Vista, Dr. Carlos Gomes, e os vereadores Claudinei Damalio, Joceli Mariozi, Luiz Paraki, Macena, Rodrigo Barbosa e Rui Nova Onda estiveram nesta quarta-feira, 12.04.23, em reunião com a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza e outras lideranças, no Salão Nobre da Prefeitura, para discutir ações de reforço na segurança das escolas municipais.

Participaram a diretora municipal de Educação, Eloísa Matielo Ribeiro; diretor municipal de Segurança Pública e Trânsito, Carlos Eduardo dos Santos Monteiro; diretor municipal de Habitação, Jose Fernando Bruno; e autoridades de Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), Igreja Católica e Igrejas Evangélicas.

Também na quarta-feira, em reunião com vereadores, a prefeita anunciou, já para os próximos dias, o início do funcionamento do botão do pânico nas escolas municipais e o trabalho de vigias da Prefeitura durante os horários de aulas nas escolas.

Projeto de Lei – botão do pânico

Além das ações já anunciadas, tramita na Câmara Municipal, de autoria do presidente Dr. Carlos Gomes, o Projeto de Lei do Legislativo 18/2023, que estabelece a instalação de dispositivo eletrônico de segurança do tipo botão de pânico nas escolas privadas e nas escolas públicas da rede de ensino do município de São João da Boa Vista.

De acordo com justificativa do texto, “os botões de pânico são dispositivos eletrônicos que, quando acionados, emitem um sinal de alerta para uma central de monitoramento ou para a polícia, informando que há uma emergência em andamento. Com a instalação desses dispositivos nas escolas, os professores e demais funcionários poderão acioná-los em caso de ameaças, invasões, roubos, sequestros, ou qualquer outra situação que coloque em risco a integridade física dos alunos e profissionais da educação”.

“Além disso, a instalação de botões de pânico nas escolas públicas pode contribuir para a redução da criminalidade nas regiões próximas às escolas, pois os criminosos podem ser inibidos pela presença dos dispositivos eletrônicos de segurança”, explica o texto.

A matéria está em análise na Câmara e ainda não há data definida para votação pelos vereadores.

(Fotos gentilmente cedidas pela Prefeitura Municipal)