SETEMBRO AMARELO - PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

por Técnico de Comunicação Social publicado 06/09/2022 07h31, última modificação 06/09/2022 07h31

 

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista, por iniciativa do presidente Luís Carlos Domiciano (Bira), divulga o mês Setembro Amarelo. O objetivo é conscientizar a população sanjoanense a respeito da importância da prevenção ao suicídio.

O Setembro Amarelo foi instituído em São João por meio da Lei Municipal 4.219/2017, a qual estabelece: “a campanha será realizada anualmente, durante o mês de setembro, com o intuito de informar, esclarecer, conscientizar, envolver e mobilizar a sociedade civil a respeito da prevenção ao suicídio, tendo em vista que o dia 10 de setembro é considerado o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio.

Como formas de divulgação do Setembro Amarelo, a iluminação na fachada da Câmara Municipal foi modificada e há mensagens alusivas a esta campanha socioeducativa nas dependências e nas mídias do Poder Legislativo.


Mobilização social

Levantamento da Câmara Municipal mostra que em São João existem campanhas vinculadas a meses e cores, instituídas por leis municipais ou promovidas por órgãos de saúde, relativas a: saúde mental, bullying escolar, segurança no trânsito, abuso sexual, aleitamento materno, suicídio, câncer de mama, câncer de próstata, câncer bucal, Aids e abandono animal.

De acordo com o presidente da Câmara, o engajamento da sociedade nessas campanhas tem sido forte. “As cores associadas ao calendário facilitam a compreensão e a participação das pessoas. É muito importante a Câmara e o poder público como um todo divulgarem as campanhas de saúde e educação, porque elas chamam atenção para prevenção de uma série de doenças e condutas”, afirma Bira.

Em outubro de 2021, Bira enviou um Requerimento ao Poder Executivo solicitando que o Cristo Redentor sanjoanense e a fonte na Praça da Catedral sejam iluminados com as cores representativas das campanhas, tais como Outubro Rosa e Novembro Azul. “Essa iniciativa, que esperamos seja implementada pela Prefeitura, contribuirá para chamar atenção para a importância das causas defendidas pelas campanhas.”

registrado em: ,