Sessão de 26.05.20 - Confira o resumo das votações e debates entre os Vereadores

por Técnico de Comunicação Social última modificação 27/05/2020 15h09

Veja mais fotos da sessão

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista realizou nesta terça-feira (26.05.20) a 15ª sessão ordinária. Confira a relação dos documentos analisados na sessão.

Aprovados em Votação Única

Ofício nº 158/2020– Do Executivo – Encaminha os balancetes da receita e despesa da Prefeitura e Consolidados, relativo aos meses de Janeiro e Fevereiro de 2020.

Aprovados em 1ª e 2ª Discussões

Projeto de Lei do Legislativo nº 013/2020 – De autoria do Vereador Luís Carlos Domiciano (Bira) – Declara zona residencial e comercial, com restrições, a Rua Antonio Celeguini, no bairro Jardim Flamboyant.

Projeto de Lei do Legislativo nº 014/2020 – De autoria do Vereador Antônio Aparecido da Silva (Titi) – Declara zona residencial e comercial, com restrições, a Rua Daniel Hélio Peres, no bairro Jardim Recanto do Jaguari.

Projeto de Lei do Legislativo nº 015/2020 – De autoria do Vereador Antônio Aparecido da Silva (Titi) – Declara zona residencial e comercial, com restrições, a Rua Sebastião Réggio, no bairro Jardim Nova República, Etapa I.

Projeto de Lei do Legislativo nº 016/2020 – De autoria do Vereador Antônio Aparecido da Silva (Titi) – Declara zona residencial e comercial, com restrições, a Rua Carmem de Lima Santos, no bairro Jardim Recanto do Jaguari.

Debates

O Vereador Bira informou que deu entrada num anteprojeto, a pedido de motoristas do transporte escolar, nos moldes do que já foi aprovado em Itapira. Segundo Bira, os profissionais recebem por quilômetro rodado e agora vivem um momento complicado, pois não estão recebendo nada e possuem despesa fixa – financiamento dos veículos, vistoria etc. Bira citou que há risco de as aulas serem retomadas e as empresas de transporte não poderem mais prestar o serviço. Nesse sentido, sugeriu um adiantamento aos transportadores, que seria descontado quando voltassem ao trabalho. Bira informou que os condutores conversaram com alguns parlamentares e pediu apoio à sua proposição. O Vereador Dr. Zé Eduardo manifestou apoio e subscrição, assim como a Vereadora Professora Can. O documentou acabou sendo subscrito por todos os parlamentares.

O Vereador Tiãozinho Neris falou sobre seu trabalho de fiscalização de veículos abandonados em vias públicas, que causa incômodo e perigos à saúde, e sobre a importância de atuar pela cidade. Ele foi parabenizado pelo Vereador Rui Nova Onda e pela Vereadora Patrícia Magalhães. A Vereadora Professora Can lembrou que a proposta de remoção dos veículos partiu do então Vereador Fernando Betti, em 2014.

O Vereador Vick comentou sua moção de aplauso à bancada paulista, pela emenda de R$ 443 mil destinada à Santa Casa de São João. De acordo com Vick, os deputados federais do Estado de São Paulo escolheram algumas cidades, aglutinaram emendas e fizeram o encaminhamento, sendo que o deputado Geninho Zuliani é um dos autores. Vick falou sobre a importância dos transportadores escolares que prestam serviço para o Município e se posicionou favorável ao Requerimento proposto pelo Vereador Bira. Vick também defendeu apoio aos empresários locais para a manutenção dos investimentos e defendeu autonomia às Prefeituras para reabrir o comércio fechado por causa da pandemia.

O Vereador Gerson Araujo ressaltou a importância da autonomia municipal para flexibilizar com responsabilidade o funcionamento da economia local, atingida pela pandemia. Gerson voltou a cobrar da Unifae informações que havia solicitado a respeito dos investimentos no hospital da campana para atendimento de casos de coronavírus. Ele reclamou de documentos enviados pela autarquia e solicitou providências à Mesa da Câmara.

Vídeo e documentos

A íntegra da sessão pode ser assistida no canal da Câmara no Youtube, por meio do link https://www.youtube.com/user/camarasjbv.

Os documentos aprovados e aqueles que tramitam na Câmara podem ser consultados no site www.saojoaodaboavista.sp.leg.br, link “SAPL”, sublink “Matérias Legislativas”.