Primeiro de Outubro é o Dia Nacional do Vereador

por Técnico de Comunicação Social última modificação 02/10/2023 22h07

Neste domingo 1º de outubro, é celebrado o Dia Nacional do Vereador. A data foi instituída pela lei federal 7.212, de 11 de julho de 1984.

O vereador é o agente político eleito para um mandato de quatro anos. É representante legítimo do cidadão, faz papel de ponte entre a população e o(a) prefeito(a), aponta os problemas do município, apresenta sugestões e cobra providências junto aos órgãos competentes, de acordo com o programa Interlegis.

A Câmara Municipal é o órgão legislativo do Município. Possui funções legislativas, exerce atribuições de fiscalização externa, financeira e orçamentária, controle e assessoramento dos atos do Executivo, e pratica atos de administração interna, ensina o Interlegis.

No Brasil, as Câmaras de Vereadores são mais antigas até mesmo do que o Congresso Nacional e as Assembleias Legislativas. Em São João da Boa Vista, a Câmara Municipal foi instalada em 1859.