Poder Legislativo outorga o Título de Cidadã Sanjoanense para Cristina Aparecida Cornélio em Sessão Solene

por Técnico de Comunicação Social última modificação 28/09/2023 08h17

 

GALERIA COMPLETA DE FOTOS

VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO

 

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista outorgou nesta quarta-feira (27.09.23), em Sessão Solene realizada no Plenário Dr. Durval Nicolau, o Título de Cidadã Sanjoanense a Cristina Aparecida Cornélio.

A homenageada é natural de Espírito Santo do Pinhal (SP); a honraria foi concedida por meio do Decreto Legislativo 12/2022, de autoria do presidente do Legislativo, vereador Dr. Carlos Gomes, que entregou a Cristina também o respectivo Decreto Legislativo.

 

Cristina Cornélio recebe o Título do presidente, Dr. Carlos GomesPresidente, homenageada e prefeita Teresinha com o Decreto

 

Compuseram a mesa solene, ao lado da homenageada: Dr. Carlos Gomes, presidente da Câmara e da solenidade, bem como autor do Título; a prefeita municipal de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; vereador Luiz Paraki, primeiro secretário da Mesa Diretora; e vereadora Joceli Mariozi, segunda secretária da Mesa Diretora.

No Plenário, participação de Janaína Cavalcante Ferreira, assessora de gabinete da Prefeitura; Fabiana Gimenes, jornalista da TV União; além dos familiares da homenageada: Aloísio (esposo) e Maria Luísa (filha).

 

 

Sobre a homenageada


Nome completo: Cristina Aparecida Cornélio

Município e Estado de nascimento: Espírito Santo do Pinhal, SP

Profissão: diarista

Filha de: Jose Sérgio Cornélio e Carmem Honório Andrade Cornélio

Mãe de: Luis Otávio, Maria Luísa, Fernanda e Fabiana


“Sou Bacharel em Direito; Especialista em Administração Pública e Gerência de cidades; MBA em ADM Pública com ênfase em cidades inteligentes; Pós graduada em saúde mental com ênfase em dependência química; Conselheira em dependência química. Fui presidente do Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas (Comad) e fui a primeira presidente do primeiro Conselho da Mulher.

Minha história começou há 20 anos, quando mudei para São João da Boa Vista, época em que, aos 12 anos, minha filha mais velha se envolveu com drogas. Ninguém sabia como lidar e por isso tantas portas fechadas e seus direitos de criança, violados. Foram anos de luta para resgate desta criança, anos e madrugadas frias atrás dela.

Depois de sua recuperação comecei a me dedicar a levar prevenção às drogas para crianças e adolescentes. Ao contrário das portas fechadas, a porta de nossa ONG foi aberta, denominada Cara Limpinha, onde por mais de 10 anos passaram crianças e adolescentes. Levamos cursos e prevenção primária e através do Cara Limpinha acolhemos mais de 20 adolescentes infratores que foram reinseridos na sociedade com baixa reincidência para o crime. Fomentamos por anos a semana da infância e semana da juventude.

Na pandemia, junto a Fred Seeman e Renata Melo, acolhemos mais de 20 mulheres vítimas de violência doméstica, com parcerias com psicólogos e advogados. Atendemos mais de 100 famílias com cesta básica, contendo itens de higiene para pessoas em vulnerabilidade. Fomentamos ações nos bairros, promovendo interação e com foco na prevenção às drogas e ao vandalismo.

Minha luta sempre foi em prol da garantia de direitos das pessoas, principalmente os das crianças e dos adolescentes. Agradeço ao Dr. Carlos Gomes, que sempre esteve comigo nesta luta.”

registrado em: ,