Legislativo outorga a Medalha Bombeiro do Ano ‘Antonio Manuel dos Santos’ a 6 bombeiros da base de São João

por Técnico de Comunicação Social última modificação 15/08/2023 08h44

GALERIA COMPLETA DE FOTOS

VÍDEO COMPLETO DA SESSÃO

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista outorgou nesta segunda-feira (14.08.23), em Sessão Solene realizada no Plenário Dr. Durval Nicolau, a Medalha Bombeiro do Ano ‘Antonio Manuel dos Santos’ a 6 bombeiros militares que atuam no pelotão sediado em São João.

Foram homenageados:

Capitão PM Paulo Ricardo Baldin Rossetti
1º Tenente PM Paulo César Olivato Júnior
1º Sargento PM José Roberto Malaquias
1º Sargento PM Luciano Nunes
Cabo PM Marcelo Endrigo Matiello
Cabo PM Valter Luhmann Neto

Presidente Carlos Gomes (direita), capitão Rossetti (centro) e vereador Claudinei Damalio Tenente-coronel Facádio (esquerda), tenente Olivato e vereador Rui Nova Onda
Vereador Luiz Paraki (esquerda), sargento Malaquias e vereador Heldreiz Muniz Vereador Macena, sargento Nunes e vereador Titi
Diego Valente e Silva, cabo Matiello e Marcos Veríssimo Vereadora Joceli Mariozi, cabo Luhmann e coronel Monteiro

A solenidade contou com os vereadores Dr. Carlos Gomes, presidente da Câmara, além de Claudinei Damalio, Heldreiz Muniz, Joceli Mariozi, Luiz Paraki, Macena, Rui Nova Onda e Titi.

Compuseram a mesa solene: Dr. Carlos Gomes, presidente; coronel Carlos Eduardo dos Santos Monteiro, diretor municipal de Segurança Pública e Trânsito, representando a prefeita municipal, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; tenente-coronel Marcelo Facádio, comandante do 24º BPM-I; vereador Rui Nova Onda, vice-presidente da Câmara; vereador Luiz Paraki, primeiro secretário da Mesa Diretora; e vereadora Joceli Mariozi, segunda secretária da Mesa Diretora.

Participaram no Plenário: Diego César Valente e Silva, diretor-geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; 1º tenente André Giuliano Risso Bovolon, comandante dos bombeiros em Rio Claro; e subtenente Marcos Veríssimo, coordenador da Defesa Civil de São João da Boa Vista.

A solenidade reuniu também dezenas de bombeiros e profissionais de segurança, amigos e familiares, que prestaram suas homenagens.

A Medalha Bombeiro do Ano “Antônio Manuel dos Santos” foi instituída pelo Decreto Legislativo 13/2022, de autoria dos vereadores Dr. Carlos Gomes e Luís Carlos Domiciano (Bira). O título presta homenagem ao herói do 16° Grupamento de Bombeiros, Antônio Manuel dos Santos, o qual veio a falecer em decorrência do cumprimento do dever. Enviado de Campinas a São João da Boa Vista em 3 de outubro de 1942, para combater grande incêndio em marcenaria, o bombeiro acabou sofrendo ferimentos na cabeça e na mão esquerda, após ser atingido por uma parede que desabou durante a ocorrência. Antônio Manuel dos Santos faleceu aos 45 anos, em 17 de janeiro de 1943, mais de 3 meses após o desastre.