CÂMARA MUNICIPAL SE MOBILIZA CONTRA COVID

por Técnico de Comunicação Social última modificação 17/01/2022 09h58

A Câmara Municipal realizou uma segunda reunião, na noite de sexta-feira (14.01.22) para tratar sobre as ações de combate à pandemia. A reunião foi transmitida ao vivo e pode ser revista no seguinte link:

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

ATUALIZAÇÃO - 17:00
NOVA REUNIÃO SERÁ REALIZADA ÀS 18:00

A Câmara Municipal torna público que será realizada outra reunião hoje (14.01.22), às 18:00, com presença de Vereadores; prefeita municipal, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; reitor da Unifae, Marco Aurélio Ferreira; e representante da Santa Casa.

A reunião será transmitida ao vivo nas mídias do Poder Legislativo:

Youtube - www.youtube.com/camarasjbv
Facebook - www.facebook.com/camarasjbv
TV Câmara - http://tvcamaraaovivo.net/cmsjbv

Após convocação do Presidente Bira, Vereadores já se reuniram hoje e articulam encontro com gestores da Saúde

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista realizou no começo da tarde de hoje (14.01.22) uma reunião aberta ao público para debater o atendimento médico contra a Covid.

A reunião foi convocada pelo Presidente Luís Carlos Domiciano (Bira). Participaram os Vereadores Aline Luchetta, Carlos Gomes, Claudinho, Heldreiz Muniz, Júnior da Van, Luiz Paraki, Macena, Pastor Carlos, Rodrigo Barbosa e Titi, além da imprensa.

Na abertura dos trabalhos, Bira explicou que a cidade vive um momento complexo, com novo surto da doença. “A Covid está se alastrando. Todos os Vereadores vêm recebendo muitos chamados para atendimento na UPA Covid. Estamos vendo várias ações do Poder Executivo e acho que o Legislativo tem por obrigação estar junto neste momento, buscando ideias, cobrando os responsáveis, para que a população não venha a passar o que vem passando”, afirmou Bira.

O Presidente relatou que, nos últimos dias, há demora no atendimento, filas e dificuldade para fazer o teste de detecção. “Temos que esquecer situação e oposição, esquecer os partidos, e buscar o que há de melhor para a população de São João da Boa Vista”, completou Bira, que cobrou mais ações efetivas da Unifae, via curso de Medicina, e da Santa Casa.

Ainda durante a reunião, o Presidente Bira determinou à direção da Câmara que entrasse em contato com Prefeitura Municipal, Unifae e Santa Casa formalizando convite para uma nova reunião, possivelmente ainda hoje.

Vereadores opinam

No uso da palavra, o vereador Carlos Gomes afirmou que não adianta ficar esperando, pois a cidade e o país vivem uma pandemia e são necessárias medidas excepcionais. Ele também reforçou a cobrança de ações por parte da Unifae e da Santa Casa.

Pastor Carlos sugeriu a convocação de nova reunião, para ainda hoje, a fim de definir juntamente com Prefeitura, Unifae e Santa Casa as ações a serem tomadas.

Heldreiz Muniz informou que ele e alguns vereadores estão ajudando de forma prática nos locais de atendimento contra a Covid. Relatou que a cidade vive uma situação delicada, pois há profissionais de saúde atingidos pela doença, afastados do trabalho, e parte das equipes está “esgotada”. Porém, é preciso união e solução.

Claudinho ressaltou a importância de realizar nova reunião, com participação dos responsáveis pela Unifae e pela Santa Casa.

Rodrigo Barbosa afirmou que assumiu ontem a gestão das UPAs Vila Conrado e Covid. “A cidade precisa de nós. Precisamos nos unir e esquecer os partidos. É uma fase difícil”, disse.

Aline Luchetta afirmou que compreende as amarras da legislação, mas enfatizou que está diariamente com o povo nos locais de atendimento e constatou que um dos principais motivos para demora é o preenchimento de uma ficha de 5 folhas. Ela pediu mais ação, lembrando que se trata de uma pandemia.

Macena afirmou que o preenchimento das fichas dos pacientes não pode ser motivo para atrasar as consultas e os testes. Segundo ele, havia um médico disponível porque a ficha não havia sido preenchida. Macena ressaltou que a situação é séria e famílias não podem ser colocadas em situação de desespero.

Júnior da Van disse que vem acompanhando a situação das unidades de saúde constantemente e que causou estranhamento o fato de pessoas já testadas ontem na Estação das Artes precisarem passar por teste novamente ao serem encaminhadas ao Jardim São Paulo. “Estamos em calamidade pública, não tem como. Da maneira que está não tem condições”, disse.

Luiz Paraki avaliou que a cidade precisa novamente de uma força-tarefa, montar mais um grupo pra agilizar as triagens e, se possível, os casos de sintomas leves serem encaixados nos postos de saúde.

Titi afirmou que a situação é excepcional e algumas medidas rápidas precisam ser adotadas para garantir os direitos da população.

A reunião foi transmitida ao vivo e pode ser assistida nas mídias do Legislativo:

Youtube - www.youtube.com/camarasjbv
Facebook - www.facebook.com/camarasjbv