CÂMARA CONCEDE TÍTULO DE CIDADÃ BENEMÉRITA A ELOÍSA MATIELO RIBEIRO

por Técnico de Comunicação Social última modificação 07/06/2022 21h02

 

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista concedeu na noite de sexta-feira (03.06.22), em Sessão Solene realizada no Plenário Dr. Durval Nicolau, o Título de Cidadã Benemérita a Eloísa Helena Rodrigues Matielo Ribeiro, diretora municipal de Educação. A honraria foi outorgada por meio do Decreto Legislativo 21/2022, de autoria do vereador Rodrigo Barbosa.

 

Eloísa Matielo, diretora municipal de Educação, com o autor do Título de Cidadã Benemérita, vereador Rodrigo Barbosa

 

A solenidade contou com os vereadores Luís Carlos Domiciano (Bira), presidente da Câmara; Carlos Gomes, Claudinei Damalio, Heldreiz Muniz, Luiz Paraki, Macena, Rodrigo Barbosa e Rui Nova Onda.

Compuseram a mesa solene, ao lado a homenageada: Bira, presidente; prefeita municipal, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; vereador Rodrigo Barbosa, autor da honraria; Diego César Valente e Silva, diretor geral do Instituto Federal de Educação; 1º tenente Diogo Cerqueira Pires, comandante interino da 1ª Cia. da Polícia Militar, representando a comandante do 24º BPM-I, tenente-coronel Silvia Andréia Mantoani; e Danielle Rodrigues, chefe de gabinete da Unifeob.

 

Autoridades, homenageada e filha Mariana (embaixo, ao centro) logo após a outorga da honraria no Plenário da Câmara

 

Prestigiaram a cerimônia vários diretores de Departamentos Municipais, servidores públicos, familiares de Eloísa, amigos e colegas do Departamento de Educação.


Sobre a homenageada

Eloísa Helena Rodrigues Matielo Ribeiro nasceu em São João da Boa Vista, em 16 de junho de 1967. É casada com José Benedito Ribeiro com quem tem uma filha: Mariana Matielo Ribeiro.

Possui Licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas, Matemática, Pedagogia e Bacharelado em Ciências Contábeis. É Mestre em Educação pela PUC-Campinas, pós-graduada em Práticas de Letramento e Alfabetização pela Universidade Federal de São João Del Rei e também Especialista em Psicopedagogia Institucional.

Atuou por 34 anos na rede estadual de ensino, em vários cargos e funções: Professora, Coordenadora Pedagógica, Diretor de Escola e Supervisor de Ensino, tendo aposentado do cargo em 05/11/2021. Na rede estadual destacou-se na direção da EE Padre Josué Silveira de Mattos, onde atuou por 8 anos, e posteriormente como Supervisor de Ensino da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, encerrando a sua carreira como Diretora da EE Francisco Dias Paschoal.

Tem experiência na área de Gestão Educacional, com ênfase em Educação.

Atualmente é Diretora do Departamento Municipal de Educação, onde é funcionária de carreira, sendo efetiva na rede municipal de ensino desde o ano 2000, tendo implantado e atuado como Professora e Coordenadora do Polo da Universidade Aberta do Brasil e da UNIVESP.

Também atuou como Professora Universitária em cursos de Licenciatura e Pós-Graduação na FACAB e UNIFEOB, destacando-se em formação inicial e continuada de professores.

Como Diretora da Escola Padre Josué, localizada na Vila Brasil, onde passou o maior tempo na Gestão Escolar, priorizou a formação integral dos alunos, investindo em projetos de protagonismo juvenil como líderes de sala, jovens protagonistas da sala de leitura, justiça restaurativa, assembleias escolares e gremistas. A parceria com a sociedade civil organizada dentro da escola fortaleceu vínculos e dividiu responsabilidades, levando aos alunos projetos de basquete, dança dos Meninos do Passinho, SENAR – Jovens Agricultores, Instituto Ayrton Senna, dentre outros.

Sua marca registrada em Gestão Escolar foi investir em ambientes diferenciados como espaço multimaker, paisagismo, salas ambientes, laboratórios de informática e de ciências. Na Merenda Escolar sempre prezou pelo cardápio saudável, criando projetos como “Happy Hour” às sextas-feiras, sempre com um prato especial, aumentando a frequência escolar no período noturno.

Na Prefeitura Municipal, Eloisa traz, além da sua experiência e formação, o mesmo cuidado e dedicação para todos os 7.000 alunos da rede municipal e aos seus 1.415 colaboradores da Educação. No Município, tem se empenhado para desenvolver o Plano de Governo da Prefeita Teresinha com a implantação do sistema SESI, Cursinho Popular, Educação de Jovens e Adultos e do Centro de Atendimento Educacional Especializado, a modernização da legislação educacional e dos ambientes escolares, visando sempre a tão sonhada qualidade e equidade no ensino público.

 

///////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////////

 

O Presidente da Câmara Municipal de São João da Boa Vista, Luís Carlos Domiciano (Bira), e os Vereadores têm a honra de convidar para a Sessão Solene de outorga do Título de Cidadã Benemérita à Ilustríssima Senhora Eloísa Helena Rodrigues Matielo Ribeiro.


Decreto Legislativo 21/2022, de autoria do Vereador Rodrigo Barbosa.

Local: Plenário “Dr. Durval Nicolau” - R. Antonina Junqueira, 195, 2º andar, Centro, São João da Boa Vista – SP
Data: 03.06.22 / Sexta-feira
Horário: 19 horas

registrado em: ,