Cantora Walgra Maria recebe o Título de Cidadã Sanjoanense da Câmara Municipal

por Técnico de Comunicação Social última modificação 08/05/2017 15h04

Fotos: Daniela Prado / O Município

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista entregou na noite de sábado (06/05/17) o Título de Cidadã Sanjoanense à cantora e compositora Walgra Maria. A homenagem foi feita antes do show de Walgra, no Theatro Municipal.

A autora da homenagem, vereadora Professora Can, foi representada pelo presidente da Câmara, Gérson Araújo, por razões de saúde. O vereador Tiãozinho Neris e a cantora/escritora Silvia Ferrante também participaram da entrega.

Breve biografia

Nascida em Pindamonhangaba, Walgra Maria é cantora, compositora, violonista, percussionista e professora de canto e violão. Vive em São João da Boa Vista desde 1970. Com quatro CDs gravados, três autorais e o outro com canções dos compositores sanjoanenses Edvina e Fábio Noronha, já foi ouvida por todo Brasil, por meio do Programa Senhor Brasil, da TV Cultura. Participou de Festivais de MPB pelo país e leva sua música e o nome de São João por onde passa.

Iniciou seus estudos de violão e canto popular aos 9 anos no Conservatório Musical de Poços de Caldas. Em São João, conheceu os palcos aos 13 anos e participou de vários festivais estudantis e regionais desde a década de 70. Tem sido a representante de São João no Festival “Viola de Todos os Cantos”, pela Rede Globo, e em sua última edição foi finalista. Em 1999 e 2000, fez com a irmã Waldette de Carvalho (pianista) e com o irmão Wulmar de Carvalho (cantor e compositor) turnês pela Europa, representando a música do Brasil e enfatizando como sua cidade justamente São João da Boa Vista.

Walgra está sempre atenta no propósito de manter viva a cultura sanjoanense. Pesquisou dois compositores sanjoanenses - Edvina e Fábio Noronha -, resgatando músicas que estavam esquecidas. Dessas pesquisas, nasceu o CD “Walgra canta Edvina e Fábio Noronha”, gravado ao vivo, em 2011, no Theatro Municipal.

Desenvolveu durante longo período trabalhos sociais, levando a música às crianças com vulnerabilidade social, como arte-educadora. Desenvolveu um projeto com canções educativas, em que as crianças participaram ativamente do CD, cantando junto com ela músicas de compositores sanjoanenses e de sua autoria. Em 2016, foi personalidade de primeira página do álbum de figurinhas da Academia de Letras de São João da Boa Vista, pelo seu trabalho musical, social e cultural.

Após passar por tratamento quimioterápico, faz um trabalho voluntário e comunitário de apoio às mulheres que enfrentam o mesmo tipo de desafio. Como parte de sua atuação e engajamento, neste ano de 2017 participou da Primeira Plenária da Saúde da Mulher de São João da Boa Vista, dando depoimentos e incentivando a mobilização e conscientização da sociedade sobre os direitos, o respeito e a valorização da mulher.

Portanto, Walgra Maria é manifestação forte e inequívoca de identificação e enraizamento com São João da Boa Vista. Jogou e continua jogando luz sobre a vida deste Município, sendo motivo de orgulho a seus conterrâneos.

Setor de Comunicação Social