Vereadores discutem medidas de segurança em escolas em reunião com a prefeita Teresinha

por Técnico de Comunicação Social última modificação 13/04/2023 09h54

GALERIA COMPLETA DE FOTOS

O presidente da Câmara Municipal de São João da Boa Vista, Dr. Carlos Gomes, e os vereadores Aline Luchetta, Joceli Mariozi, Luiz Paraki, Macena, Rodrigo Barbosa e Rui Nova Onda participaram nesta quarta-feira, 12.04.23, de reunião com a prefeita Maria Teresinha de Jesus Pedroza, no Salão Nobre da Prefeitura, para discutir ações para proporcionar mais segurança nas escolas. Também participou a diretora municipal de Educação, Eloísa Matielo Ribeiro.

A prefeita anunciou, já para os próximos dias, o início do funcionamento do botão do pânico nas escolas municipais. Outra medida anunciada pela chefe do Executivo será o trabalho de vigias da Prefeitura durante os horários de aulas nas escolas.

O presidente do Legislativo apoiou as medidas. “Com isso tudo a gente já consegue avançar, no sentido de criar uma sensação maior de segurança. São várias ações para prevenir essa questão da violência nas escolas. Não temos histórico aqui em São João, mas a prevenção é tudo nesse momento”, afirmou. “É uma medida imediata”.

A vereadora Joceli ressaltou a importância da atenção das famílias. “São muito importantes essas ações, e agradecemos à prefeita Teresinha, terem sido tomadas de forma imediata e preventiva, antes de acontecer o pior. E precisamos do auxílio das mães, porque não adianta a prefeita, o Departamento de Educação e os vereadores buscarem soluções se a população não nos ajudar”, alertou a vereadora.

O vereador Rodrigo Barbosa afirmou que está em busca de reforço no efetivo da polícia. “Eu e vereadora Aline tivemos reunião muito produtiva com o Capitão Bertoldo na segunda-feira. São João está crescendo muito, nem tanto em relação a insegurança, mas vai entrar um pedido como Câmara para busca de reforçar o efetivo da Polícia Militar. A gente está solicitando também outras ações, como colocação desses vigias durante o dia”, explicou o vereador.

Luiz Paraki alerta para que os pais olhem celulares e o material dos alunos. “É muito importante ajuda da população neste momento. Tenho uma filha adolescente. A gente vê muitos grupos no celular em que os próprios jovens compartilham certas notícias. Então, pedimos que a população ajude, acompanhando seus filhos principalmente ao olhar as bolsas e os celulares. Vi muitos grupos compartilhando notícias falsas e isso acaba gerando mais medo nas crianças e nos professores. A gente não sabe o que é verdade ou não”, afirmou.

A prefeita Teresinha pediu união e mostrou expectativa pela criação da Guarda Municipal. “Tenho certeza que essa união vai fazer com que a gente avance e melhore. A gente lamenta não ter a Guarda Municipal para dar esse respaldo tão grande para nós. A gente sabe que o efetivo da polícia é pequeno, não consegue atender a todos, mas a gente está trabalhando para implantar a Guarda Municipal e se Deus quiser ano que vem teremos a Guarda, uma polícia do Município para dar o suporte que infelizmente a gente não tem um efetivo que a cidade cresceu muito e ele não é suficiente para atender todas as escolas e a população”, avaliou a prefeita.