Legislativo concede o Título de Cidadão Sanjoanense ao Capitão PM Lucas Bertoldo Costa

por Técnico de Comunicação Social última modificação 08/03/2023 11h35

GALERIA COMPLETA DE FOTOS

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista concedeu na noite desta terça-feira (07.03.23), em Sessão Solene realizada no Plenário Dr. Durval Nicolau, o Título de Cidadão Sanjoanense a Lucas Bertoldo Costa, capitão da Polícia Militar e comandante da 1ª Cia. do 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM-I). A honraria foi outorgada por meio do Decreto Legislativo 6/2022, de autoria do vereador Claudinho.

Homenageado e autor da honraria, vereador Claudinho Presidente, Carlos Gomes; homenageado e prefeita Teresinha

A solenidade foi presidida pelo chefe do Legislativo, Dr. Carlos Gomes, e contou também com os vereadores Claudinho, Heldreiz Muniz, Luiz Paraki, Macena e Rui Nova Onda.

Compuseram a mesa solene, ao lado do homenageado: Dr. Carlos Gomes, presidente da Câmara; prefeita de São João da Boa Vista, Maria Teresinha de Jesus Pedroza; vereador Claudinho, autor da honraria; tenente-coronel Marcelo Domingos Facádio, comandante do 24º BPM-I; prefeito de Divinolândia, Antônio de Pádua Aquisti; e prefeito de São Sebastião da Grama, José Francisco Martha.

Vereador Heldreiz Muniz Vereador Luiz Paraki

Vereador Rui Nova Onda Vereador Macena

Participaram no Plenário a esposa do homenageado, Maria Carolina Medeiros Brandi; autoridades militares, colegas do homenageado na Polícia Militar, autoridades educacionais, representantes de órgãos da sociedade civil, servidores públicos, convidados e imprensa.

Sobre o homenageado

Lucas Bertoldo Costa nasceu no município de Espírito Santo do Pinhal (SP), em 03 de agosto de 1982. É casado com a Sra. Maria Carolina Medeiros Brandi.

No ano de 2001, aos 18 anos, iniciou o Curso de Formação de Oficiais na Academia da Polícia Militar do Barro Branco no município de São Paulo, concluindo o Bacharelado de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública no dia 15 de dezembro de 2004.

No ano de 2006, já ocupando o Posto de 2º Tenente da Polícia Militar do Estado de São Paulo, foi transferido para o 24º Batalhão de Polícia Militar do Interior, sediado no município de São João da Boa Vista (SP), local em que desenvolve suas funções até os dias atuais.

Durante o período de 2006 a 2021, exerceu diversas funções no 24º BPM/I, atuando na função de Chefe do Setor de Inteligência da Polícia Militar, Chefe do Setor de Justiça e Disciplina, entre outros, sempre contribuindo para a melhoria da segurança pública na região do 24º BPM/I, notadamente no município de São João da Boa Vista.

Promovido ao Posto de Capitão da Polícia Militar em 15 de dezembro de 2016, sendo que em março do ano de 2022, conclui o Mestrado de Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, no Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), momento em que foi nomeado como Comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar do Estado de São Paulo, sediada no município de São João da Boa Vista/SP, atuando diretamente no combate à criminalidade local, colimando a permanente melhoria na sensação de segurança do município até os dias atuais.

Há 16 anos atuando na cidade, considera-se um autêntico sanjoanense, possuindo extrema admiração pela cidade.

Medalhas e condecorações que possui:

Láurea de Mérito Pessoal em 1º Grau

Medalha “Mérito e Dedicação”, da Academia de Polícia Militar do Barro Branco

Medalha “Governador Pedro de Toledo”