CÂMARA DIVULGA O ‘MARÇO LARANJA’, DE COMBATE AO BULLYING ESCOLAR

por Técnico de Comunicação Social última modificação 04/03/2022 09h56
CÂMARA DIVULGA O ‘MARÇO LARANJA’, DE COMBATE AO BULLYING ESCOLAR

Fachada da Câmara Municipal em tom laranja

A Câmara Municipal de São João da Boa Vista, por iniciativa do presidente Luís Carlos Domiciano (Bira), divulga o mês Março Laranja. O objetivo é conscientizar a população sanjoanense a respeito da importância do combate ao bullying escolar.

O Março Laranja foi instituído em São João por meio da Lei Municipal 4.153, de 4 de julho de 2017, de autoria de José Eduardo dos Reis, conceituando o bullying escolar da seguinte forma, no parágrafo único do Art. 1º:

“Ato de violência física ou psicológica, intencional e recorrente, praticado por indivíduo ou grupo, contra uma ou mais pessoas no ambiente escolar, com intuito de intimidá-la, agredi-la ou discriminá-la, caracterizando um processo de vitimização em uma relação assimétrica de poder entre as partes.”

Como formas de divulgação do Março Laranja, a iluminação na fachada da Câmara Municipal foi modificada e há mensagens alusivas a esta campanha socioeducativa nas dependências e nas mídias do Poder Legislativo.

Mobilização social

Levantamento da Câmara Municipal mostra que em São João existem campanhas vinculadas a meses e cores, instituídas por leis municipais ou promovidas por órgãos de saúde, relativas a: saúde mental, bullying escolar, segurança no trânsito, abuso sexual, aleitamento materno, suicídio, câncer de mama, câncer de próstata, câncer bucal, Aids e abandono animal.

De acordo com o presidente da Câmara, o engajamento da sociedade nessas campanhas tem sido forte. “As cores associadas ao calendário facilitam a compreensão e a participação das pessoas. É muito importante a Câmara e o poder público como um todo divulgarem as campanhas de saúde e educação, porque elas chamam atenção para prevenção de uma série de doenças e condutas”, afirma Bira.

Em outubro de 2021, Bira enviou um Requerimento ao Poder Executivo solicitando que o Cristo Redentor sanjoanense e a fonte na Praça da Catedral sejam iluminados com as cores representativas das campanhas, tais como Outubro Rosa e Novembro Azul. “Essa iniciativa, que esperamos seja implementada pela Prefeitura, contribuirá para chamar atenção para a importância das causas defendidas pelas campanhas.”