Dinheiro devolvido pela Câmara ajuda na implantação do Consultório Oftalmológico

por Comunicação Social última modificação 06/11/2018 10h53

novo consultório oftalmológico - assessoria de comunicação social da prefeitura municipal

A devolução de R$ 405 mil feita pela Câmara Municipal de São João da Boa Vista à Prefeitura ajudou na implantação do Consultório Oftalmológico. Segundo a Administração Municipal, a instalação do novo equipamento de saúde foi concluída na semana de 25 de outubro de 2018.

De acordo com a Prefeitura, além de recursos próprios, a instalação do consultório foi possível devido ao esforço conjunto dos vereadores, já que parte da verba devolvida pela Câmara foi investida na compra dos equipamentos do Consultório Oftalmológico.

A Prefeitura informou que foram investidos R$ 110 mil em equipamentos no consultório, que passará a atender a partir de 5 novembro, com capacidade inicial para 250 consultas mensais, conforme estimativa do Departamento Municipal de Saúde.

Sobras do duodécimo

A devolução de dinheiro do Legislativo ao Executivo foi feita em duas parcelas, ambas em dezembro de 2017. A primeira, a título de adiantamento, foi autorizada pela lei municipal 4.227/17, originada de Projeto de Lei do Legislativo de autoria de todos os vereadores e aprovado por unanimidade na Casa de Leis. A segunda devolução foi de R$ 255 mil.

Os recursos devolvidos se referem à sobra do duodécimo que o Executivo repassou ao Legislativo e que não precisou ser utilizado no exercício financeiro de 2017. De acordo com o presidente do Legislativo, vereador Gérson Araújo, a sobra de caixa foi resultado de um plano de trabalho executado pela Mesa Diretora em parceria entre os 15 vereadores e os investimentos realizados foram rigorosamente planejados, visando a economia dos recursos públicos e a eficácia dos serviços.

Redução de filas

Em entrevista à Prefeitura, Lúcio Doval, diretor municipal de Saúde, explica que o objetivo do Consultório Oftalmológico é diminuir drasticamente a fila de cerca de 5 mil pessoas que aguardam por exames oftalmológicos simples, desde 2015. “A partir desta redução, os pacientes que fizerem o agendamento irão aguardar, no máximo, um mês para serem avaliados”, calcula.

“Não tem como passar ninguém na frente ou tentar inventar uma forma de atendimento. Os que são rotina, são rotina, os que são urgência, são urgência. Lembrando que é um consultório oftalmológico para simples exames: para pacientes que precisam de óculos ou verificação de outras doenças relacionadas aos olhos ”, explica.

O diretor de Saúde afirma ainda que os portadores de doenças mais agudas, que necessitam de análises detalhadas, continuarão se dirigindo a Divinolândia, hospital referência para tratamento oftalmológico na região. “A grande demanda da população é em relação a consultas simples. E isso a gente vai conseguir fazer. Se for preciso, faremos até mutirões de final de semana para zerar essa fila”, finaliza.

Serviço

O consultório, exclusivo para moradores de São João, está localizado na Rua João Francisco Vallim, 42, Jardim Santa Rita, no Centro de Especialidades. Contudo, as consultas devem ser marcadas nas unidades de saúde, respeitando os agendamentos já estabelecidos.

Setor de Comunicação Social

Com informações da Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura Municipal